
Dia da Mãe com histórias em tempo de quarentena
Compartilhe
3 de maio de 2020. Domingo. Dia da Mãe.
Este é o dia que não devemos esquecer. Mesmo no final da fase de Emergência Nacional, decretada pelo governo, vivemos o Dia da Mãe. Para trás também ficou em suspenso, no mesmo ciclo de tempo, o Dia do Pai. A agenda do telemóvel foi lembrando as atividades da escola do nosso Zézinho e do João, previstas para esses dias, que nunca aconteceram.
A meio da tarde do sábado, dia 2 de maio, o alerta surgiu, inesperadamente! O nosso estúdio foi identificado pela Adriana Pereira, a quem estarei eternamente grata, na publicação da Rita Ferro Alvim.
Com a designação #retratosàporta, o desafio era muito simples: fotografar à porta de casa, à entrada dos prédios, as famílias. O movimento tornou-se viral e de súbito por todo o país centenas de fotógrafos mostraram o sentido de solidariedade e afeto, depois de várias semanas sem fotografar queridas famílias. Este gesto, desprovido de qualquer retorno monetário, valeu por si só e fazia todo o sentido abraçar uma ideia fantástica no Dia da Mãe.
Saímos à rua, numa manhã cheia de sol, com altas temperaturas, na hora mais complexa para qualquer sessão fotográfica. Saímos à rua, num percurso entre cidade e aldeia, no concelho de Alcobaça, sem saber o que iríamos encontrar. Desta viagem trouxemos uma bagagem cheia de histórias, carinho e gratidão.
Nunca esqueceremos a família que vivia em Lisboa, e antes do confinamento vendeu a casa. Enfrentando tempos estranhos, regressou à casa do avó em Aljubarrota. Sentimos uma imensa gratidão ao fotografar esta família, que desta forma eternizou um momento especial das suas vidas. "Uma forma fantástica de guardar para sempre a experiência destes dias no campo. Onde nos faltam algumas coisa mas sobra AMOR", escrevia-nos a mãe, Nádia Amado.
Obrigada em meu nome e do Jorge a todas as famílias que nos receberam! Tenho a certeza que fizemos história juntos, num dia muito especial, diferente e único das nossas vidas!
Beijinhos a todas as lindas famílias!
Aline









